À mesa, nas ilhas do Pico e Faial

por Nuno França, em 20.10.17

Olá a todos!

Tal como tinha mencionado no último post, o seguinte seria sobre a Gastronomia das respectivas ilhas (Pico e Faial). De relembrar (pois merece ser relembrado), come-se muitíssimo bem nos Açores e, as nossas férias na ilha do Pico (com uma curta passagem na ilha do Faial) comprovaram isso mesmo, desta feita, nestas duas ilhas.

Casa Âncora (ilha do Pico):

Depois de termos chegado à ilha do Pico, tínhamos que arranjar algum local para comer. Pois bem, o Casa Âncora foi a nossa primeira paragem (em São Roque do Pico, junto ao Cais do Pico). Devido ao facto de não termos reserva feita, foi-nos sugerido pela pessoa que nos atendeu que esperássemos uns 30 minutos e, caso as reservas que tinham não aparecessem, nós tomávamos os respectivos lugares. Assim foi, ao fim de 25 minutos, o mesmo funcionário abordou-nos e lá entramos.

Ambiente muito agradável, o restaurante está aberto há 1 ano e pouco, com decoração moderna, com atenção aos pormenores e janelas grandes com vista para o mar e São Jorge lá ao fundo e cozinha aberta em que podemos ver o staff a trabalhar/circular com os pedidos.

Pedimos entradas para começarmos bem a noite e, decidimos ir para a primeira da lista, “Pão do Pico grelhado com queijo e manteiga” (penso que era assim o nome, mas vejam pelas fotografias).

Casa Âncora (3).jpg

Casa Âncora (2).jpg

Como sou apreciador de língua de vaca, não foi difícil escolher o prato, cujo nome: “Língua de Vaca caramelizada com parmentier de legumes” (14€/prato). Apresentação espectacular, fiquei surpreendido com o tamanho do prato, afinal, não me tinha apercebido que se tratava de um restaurante gourmet. Com a primeira garfada, acho que subia às nuvens! Doce, com pêra também apresentada no prato. Foi divinal!!!

Casa Âncora (4).jpg

Depois deste prato e da respectiva entrada, acabamos por decidir que tínhamos de voltar para mais uma ou duas refeições antes de terminarmos a nossa viagem, pois não tivemos estômago para as sobremesas, que também pareceram interessantes! Assim, depois de terminado o jantar, decidimos reservar para mais um jantar, na véspera de voltarmos à nossa ilha.

No regresso para a segunda refeição por lá, optamos desta vez por fazer ao contrário, deixar de lado as Entradas e atacar o Prato Principal e Sobremesas. Como estávamos no final, decidi esticar os cordões à bolsa e, como me pareceu interessante (e já tinha a experiência do outro prato divinal) decidi ir para o “Filet Mignon com espuma de batata e cebola caramelizada” (20€/prato), o mais caro da ementa. Uma vez mais, surpreendido pela apresentação espectacular e uma aparente “dose pequena”. Mais uma vez, surpreenderam-me pela positiva, mais um prato muito bom, que valeu sem dúvida cada cêntimo! Para sobremesa, optei pela “Tarte de Chocolate com espuma de iogurte” (5€/prato), que já tinha ficado na cabeça depois da primeira ida lá. Gostei muito também!

Casa Âncora (7).jpg

Casa Âncora (5).jpg

Casa Âncora (1).jpg

Casa Âncora (6).jpg

Casa Âncora (8).jpg

Fonte Cuisine (ilha do Pico):

Localizado nas Lajes do Pico, no Hotel Aldeia da Fonte, este restaurante está aberto ao público e decidimos ir lá por recomendação de um colega/amigo que é da ilha do Pico.

Optei por ir para “Escalopes de Frango Grelhados com Molho de Mostarda” e para sobremesa um Gelado de Monte Pico.

Gostei do ambiente do restaurante, estava composto. Comida bem confeccionada. Voltaria lá para comer também.

Fonte Cuisine.jpg

Fonte Cuisine (3).jpg

Fonte Cuisine (2).jpg

Peter Café Sport (ilha do Faial):

Quem nunca ouviu falar do tão célebre café? Localizado perto da Marina da Horta (ilha do Faial), é paragem obrigatória para quem viaja de barco e faz paragens na marina!

"Se velejares até à Horta e não visitares o "Peter", não viste a Horta na realidade".

Quem passa por lá, deixa a sua marca, daí as paredes, tectos, estarem cobertas de bandeiras, quadros, etc… É só verem as fotografias abaixo e têm uma pequena noção de como é o interior.

Peter (1).jpg

Peter (2).jpg

Como tínhamos chegado da ilha do Pico bem cedo, tomamos o pequeno-almoço por lá, umas tostas e ficou resolvido aí mesmo. Não valeu propriamente pela refeição, mas pela dita frase acima… é obrigatório passar por lá. No piso superior, o museu que pode ser visitado (coisa que não visitamos pois tínhamos o tempo contado ao minuto).

É obrigatório!

Restaurante Genuíno (ilha do Faial):

Restaurante do navegador à vela e em solitário, Genuíno Madruga, natural da ilha do Pico, com duas voltas ao Mundo! Um restaurante em que as mesas do restaurante têm um tampo de vidro e no seu interior, dezenas de ofertas dos muitos locais por onde passou. No exterior, um mapa do planeta com os trajectos em cada uma das viagens. No dia em que almoçamos por lá, ao ligar para fazer a reserva, foi o próprio Genuíno que atendeu e que foi extremamente atencioso. Restaurante com vista para a Praia de Porto Pim, na Horta. Não consegui ver as mesas todas com as diversas recordações de viagem pois o restaurante encheu rapidamente.

Recomendo-vos, pois vai ser uma viagem diferente e come-se bem também!

Genuíno (1).jpg

Genuíno (2).jpg

Genuíno (5).jpg

Genuíno (3).jpg

Genuíno (4).jpg

Restaurante Canto da Doca (ilha do Faial):

Localizado muito próximo do Peter Café Sport, foi o restaurante que escolhemos no Faial para a despedida da ilha, antes de regressarmos à ilha do Pico. Restaurante com já mais de 2 décadas, foi a recomendação da minha namorada e connosco foi um familiar meu que também já conhecia o restaurante. A especialidade do restaurante é que todas as comidas são cozinhadas na pedra quente!! Foi a primeira vez que comi assim, o calor que vinha da pedra impunha respeito! Os funcionários do restaurante trocavam a pedra quando esta estivesse mais fria. Foi um conceito interessante. Gostei bastante.

Canto da Doca.jpg

Canto da Doca (2).jpg

Restaurante O Ancoradouro:

De regresso à ilha do Pico, este restaurante, localizado na Madalena do Pico, também foi recomendação do meu colega/amigo da ilha do Pico.

Optei por um prato que também aprecio imenso, “Lulas grelhadas”. Valeu a pena. Tínhamos reserva efectuada e, caso não tivéssemos feito, provavelmente não teríamos arranjado lugar. Mais um restaurante que encheu rapidamente.

Ancoradouro (2).jpg

Ancoradouro (3).jpg

Restaurante Caffe 5 “Cinq”:

Localizado na Madalena do Pico, um espaço pequeno (se calhar o ponto negativo do local), não tínhamos lugar no interior, pelo que ficamos na esplanada, que ficava num passeio muito estreito, junto à rua e com toldos que protegiam pouco do sol. Em termos do que realmente importa, gostei da comida que escolhi, valeu bem a pena, apesar do desconforto da esplanada.

Vale a pena irem lá, mas preferencialmente no interior, para se sentirem mais confortáveis e seguros (pela proximidade à rua).

Cafe Cinq.jpg

Café Cinq (2).jpg

Café Cinq (3).jpg

Café Cinq (4).jpg

Casa das Tisanas:

Por fim, um dos últimos locais onde comemos foi a Casa das Tisanas, a poucos minutos da pousada onde ficamos, em São Roque do Pico. Começou inicialmente como casa de chás, mas acabou por acrescentar as refeições ao fim de algum tempo. Optei por uma Hambúrguer duplo no bolo lêvedo, acompanhado, claro está, por um chá diferente e frio. Foi bastante bom, contudo, o tempo de espera é que surpreendeu pela negativa, mais de 20 minutos.

Casa Tisanas (4).jpg

Casa Tisanas (1).jpg

Casa Tisanas (2).jpg

Casa Tisanas (3).jpg

E foram as minhas sugestões, espero que tenham gostado. Já a preparar novos posts.