Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Explorando a Roménia (parte 2)

por Nuno França, em 14.03.18

Olá a todos!

No seguimento meu primeiro post a falar sobre a minha viagem à Roménia (aqui), continuo com mais um, a falar sobre outros locais.

Uma das regiões que me fascinou imenso na Roménia foi a região da Transilvânia, mais em concreto, a zona de Maramures, uma zona rural, com muitas planícies e também montanhas, com muito verde.

Por toda a região, senti-me como se estivesse em casa (nos Açores, ilha de São Miguel), pois estive na altura da Páscoa e, nesta altura, estava tudo muito verde, como podem ver nas imagens.

 A forma como fardos de palha são feitos foi um dos detalhes que mais gostei de ver. Nas muitas planícies, era comum encontrar.

Os pastores, também é habitual encontrar um pouco por toda esta região.. tal como aqui nos Açores, vemos muitas vezes as vacas a pastar, a percorrer as estradas da ilha nas mudanças de pastagens, mas aqui, na Roménia, vemos muito as ovelhas e, acreditem... cheguei a ver porcos a pastar!!!

Aqui, neste local, são feitas cerimónias religiosas para festejar a Páscoa. Na Roménia, tudo diferente do habitual, com uma missa campal à noite, com milhares de pessoas e com a população a benzer alguns bens (comidas, etc), no decorrer da festa.

Outro local que adorei visitar (e não, não sou daquelas pessoas que gostam de visitar/fotografar cemitérios), foi Merry Cemetery (Sapânta), em que as campas são decoradas de forma completamente diferentes do que se vê noutro cemitério... Geralmente, apresentam a pessoa que morreu, com determinado texto (e imagem a companhar), com dizeres a respeito da mesma (algumas vezes, com humor à mistura, inclusive, a falar sobre o que levou à morte da mesma).

No caso abaixo, como vêem, foi uma criança que, segundo a imagem, já nos diz como "encontrou" a morte: atropelamento.

 

 Ou outro cemitério, que mais parecia um jardim (por estar muito disperso) e, claro está... por ter também uns "clientes" frequentes: galinhas/galos!

Em termos de estadia, ficamos em pensões durante os 2/3 dias que passamos por lá, em diferentes zonas, pois temos de andar muito carro e, falando de custos, não foi nada de especial tendo em conta o nível de vida lá. Pensões extremamente bem arranjadas, a rondar os 20€.

Em Vişeu de Sus, também por estes lados, experimentamos uma viagem num comboio a vapor por entre os vales e florestas! Muito bom!  

 

 

Espero que tenham gostado!

Sintam-se à vontade para alguma questão.

 

 

 (post reformulado pois algumas das fotografias não foram carregadas devidamente)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:55


3 comentários

Imagem de perfil

De C.S. a 21.02.2017 às 21:51

É tão bom descobrir novos lugares.
Imagem de perfil

De Carlos a 15.03.2018 às 02:34

Mas que fotos fantásticas!
Dão-me uma ideia completamente diferente daquela que tinha do país, se calhar porque também nunca tive curiosidade em ver mais!
Obrigado por esta partilha tão enriquecedora!
Abraço.
Imagem de perfil

De Nuno França a 15.03.2018 às 11:08

Muito obrigado!
Fico muito contente por ter gostado da partilha.

Abraço

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.